Apresentação

 

Após a edição de 2013, a Alimentação e a Nutrição estarão uma vez mais em discussão, nos dias 28 e 29 de novembro em Lisboa, no ENA II - 2º Encontro de Nutrição e Alimentação, desta vez subordinado ao tema “A alimentação evoluiu. E o Ser Humano? – Desafios e Soluções”.

 

Enquanto evento de carácter científico e cultural, o ENA II será dedicado aos desafios e soluções que têm vindo a surgir nos últimos anos, face à necessidade de combater a epidemia das doenças do século XXI. Se, por um lado, a evolução industrial e tecnológica permitiu reduzir as desigualdades no acesso à alimentação, por outro, a sua rapidez poderá não ter permitido ao ser humano adaptar-se convenientemente. As elevadas taxas de obesidade e excesso de peso bem como o incremento massivo das doenças crónicas (doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e outras) refletem isso mesmo.

 

Sabe-se que a alimentação desempenha um importante papel no que respeita à promoção de saúde e à prevenção de doenças, sobretudo, crónicas. Existem já vários estudos epidemiológicos que mostram a associação entre o consumo regular de certos alimentos com uma menor incidência destas patologias. Ainda, nos últimos anos, tem sido crescente o interesse da comunidade científica em perceber as respostas desencadeadas pelos alimentos no Ser Humano. 

 

Neste sentido, a relação alimentação-saúde bem como os desafios e soluções que daí advêm assumem-se como temas de interesse socioeconómico, com relevância no domínio da saúde pública e com impacto na indústria agroalimentar onde claramente a Nutrição tem um grande contributo a dar. Contributo esse estimulado não só pelos avanços científicos mas também por uma população/consumidor cada vez mais preocupado com saúde.

 

Pretende-se, portanto, que o 2ºEncontro de Nutrição e Alimentação seja um espaço de partilhar e discussão destas temáticas entre estudantes e com profissionais de renome de diferentes área de atuação profissional:

 

- Uma partilha de saberes que serve não só de suporte à aprendizagem, mas que também assume um importante papel enquanto vetor estimulador e inspirador dos estudantes para o seu futuro académico e profissional;  

 

- Um diálogo entre participantes e oradores, quer pelo espaço de discussão em todas as intervenções, quer pelos momentos de convívio que o programa do ENA II contempla, fomentando-se assim o networking.

 

Desta forma, a Direção da ANEN tem o prazer de convidar todos vós a participar no II Encontro de Nutrição e Alimentação, um evento que promete ser enriquecedor e do qual esperamos que tirem total benefício!

 


Saudações Académicas
Direção ANEN

(clique na imagem para aumentar)

Apoios: