Oradores

 
Dia 28 - SEXTA-FEIRA
Ana Leonor Perdigão - 10h

É mestre em Saúde Comunitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa e licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto. Trabalha na empresa Nestlé desde 2000 na Divisão de Nutrição Infantil, ocupando o cargo de Diretora de Relações Corporativas do departamento “ Nutrition, Health and Wellness” desde 2004.

 

Vem ao ENA partilhar a sua experiência na área da Industria e mostrar-nos de que forma tem evoluído a alimentação nos últimos anos.

Cristina Arteiro – 11h30

Cristina Arteiro é Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto , e Doutoranda na mesma instituição onde ainda é docente. É também Secretária da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação.

 

Vem ao ENA falar como a Humanidade passou da fome à vontade de comer, que será o mote para a temática deste encontro.

Ricardo Baptista Leite – 12h15

Ricardo Baptista Leite é Deputado à Assembleia da República, Coordenador Científico de Saúde Pública na Universidade Católica Portuguesa e Médico com formação específica em Infeciologia. É atualmente Doutorando em Saúde Pública e Gestão de Saúde na Universidade de Maastricht (Holanda). Assistente Convidado na Faculdade de Ciências Médicas e no ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, e ainda Conferencista nos temas de política de atualidade, política de saúde, saúde pública, desenvolvimento e cooperação, VIH e SIDA, Hepatite C e outras doenças infeciosas. É também comentador televisivo em matérias de atualidade, políticas económicas e de saúde.

 

Vem ao ENA moderar o painel ‘O fabrico das doenças crónicas’.

José Camolas – 12h15

José Camolas é Licenciado em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrição Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Desenvolve atividades nas áreas da nutrição clínica, ensino, investigação e consultoria e é Nutricionista do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria e dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. É Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e da Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo também colaborações pontuais com outras instituições de ensino. É ainda investigador do Instituto de Saúde Ambiental e membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

 

Vem ao ENA falar da perspetiva clínica do “Fabrico das doenças crónicas” e de como a exacerbação da indústria prejudicou fisiologicamente o ser humano.

Mayumi Delgado – 12h45

Mayumi Delgado é licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, tendo efetuado posteriormente um curso de especialização em suplementos alimentares, na Universidade Lusófona. Revela interesse e curiosidade por outras áreas do saber tendo já efetuado uma pós-graduação em Gestão da Distribuição e Logística no Instituto Superior de Engenharia e Gestão e estando neste momento a frequentar o 2º ano do Mestrado em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social. Em 2004 integrou a equipa da Direção da Qualidade Alimentar da Sonae MC, sendo que desde 2010 assumiu a coordenação do projeto Movimento Hiper Saudável e da equipa de nutricionistas das Lojas Continente. Salienta-se que o referido projeto foi este ano (2014) galardoado com uma menção honrosa nos Nutrition and Food Awards.

 

Vem ao ENA falar acerca dos pros e contras dos alimentos processados.

António Pedro Mendes - 15h00

Licenciado em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto e Mestrando em Nutrição Clínica pela mesma instituição. Nutricionista no Hospital Agostinho Ribeiro e na Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras. Nutricionista no Futebol Clube Paços de Ferreira. Investigador no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João, Porto. Fundador do website de nutrição desportiva thatsthewhey.com.

 

Vem ao ENA falar da Dieta dos nossos antepassados, a Dieta Paleolítica, nos nossos tempos atuais e que benefícios trará ela no futuro do ser humano.

Ana Teresa Serra - 15h30

Ana Teresa Serra é licenciada em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa) em 2003. Desde 2005 que trabalha no Laboratório de Nutracêuticos e Libertação Controlada do IBET/ITQB-UNL em Oeiras, onde realizou em 2010 o Doutoramento em Ciencias da Engenharia e Tecnologia –ramo Biotecnologia, no âmbito dos alimentos e ingredientes funcionais. Teresa Serra é autora de 18 artigos científicos em revistas internacionais com revisão prévia e de 3 capítulos de livro na área da Nutrição e Tecnologia Alimentar. Vencedora de vários prémios promovidos por associações nacionais e indústria agroalimentar: “Nutrition Awards 2011”- 1º prémio na categoria de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços; “Nutrition Awards 2012”- 1ª menção honrosa na categoria de Investigação e Desenvolvimento.

 

Vem ao ENA falar acerca da Dieta Mediterrânica como forma de prevenir as doenças crónicas.

Paula Pereira - 16h

 Professora Associada do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM). Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Regente de várias Unidades curriculares da Licenciatura de Ciências da Nutrição do ISCSEM, tais como: História e Sociologia da Alimentação, Bioquímica dos Alimentos, Alimentação e Nutrição Humana I e II, Políticas Alimentares. Regente da unidade curricular de nutrição na Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Desportiva do ISCSEM. Presidente da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Nutrição Clínica do ISCSEM. Licenciatura em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição no ISCSEM e Doutoramento em Ciências Biomédicas - ramo Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz 

Eva Falcão

Eva Falcão é licenciada em Direito desde 1994 tendo concluído o Curso de Especialização em Administração Hospitalar em 1997. Exerceu funções de administradora hospitalar no Hospital de Santa Maria, Hospital de Pulido Valente , Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e administradora-delegada do Hospital de Sant’Ana. Assessora do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde (2007-2008) e Assessora do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (2008-2009). Foi Diretora de Serviços de Administração da Direção-Geral da Saúde (2010) e vogal do Conselho Diretivo (2011) do Instituto Português do Sangue, I.P.. Desde maio de 2012 que exerce o cargo de Diretora de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais da Direção-Geral da Saúde.

Assistente convidada da Escola Nacional de Saúde Pública (2002-2004) e preletora na mesma Escola desde 2006 (Curso de Espacialização em Administração Hospitalar e Mestrado em gestão de Organizações de Saúde)

Sara Lopes - 17h

Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP e estudante de Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição pela Universidade do Porto. Co-Fundadora da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição e atualmente membro da direção do Conselho Nacional da Juventude. Trabalha no projeto “Porto Nutrition School.

 

Vem ao ENA moderar o debate ‘O futuro da Nutrição’.

 
Dia 29 - SÁBADO

Gonçalo Guerra - 10h

Gonçalo Moreira Guerra tem Licenciatura em Ciências da Nutrição pelo ISCSEM e Pós Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar pelo NISQA. Trabalha na Direção da Qualidade da Eurest Portugal, Lda desde 2003. É também Vice-Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas e Regente da Unidade Curricular de Alimentação Coletiva e Gestão da licenciatura de Ciências da Nutrição no ISCSEM.

 

Vem ao ENA moderar o painel ‘Desafios e Soluções do séc.XXI’

Teresa Carrilho - 10h

Teresa Carrilho é Engenheira Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia, é técnica superior da Direção Geral de Alimentação e Veterinária - autoridade competente para o Regulamento (UE) Nº 1169/2011, relativo à informação ao consumidor sobre géneros alimentícios. Participou na discussão em Grupo de Trabalho do Conselho, durante a preparação do Regulamento, e assegura atualmente a participação nacional no Grupo de Trabalho da Comissão que elabora atos delegados e de execução, bem como os guias interpretativos relativos ao mesmo. Desenvolve atividade profissional na Direção de Serviços de Nutrição e Alimentação, com responsabilidades em matéria de informação ao consumidor, alimentação especial e géneros alimentícios constituídos por ou derivados de OGM. É ainda estudante de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar pela Universidade Aberta, encontrando-se a finalizar a dissertação sobre a aplicação do Regulamento.

 

Vem ao ENA falar acerca das alterações que as regras relativas à rotulagem irão sofrer, a partir do ano de 2015.

Ana Isabel Costa - 11h

Ana Isabel Costa é Doutorada em Comportamento do Consumidor e Desenvolvimento de Novos Produtos pela Universidade de Wageningen, Mestre em Gestão da Qualidade Alimentar pela Universidade de Ghent e Licenciada em Engenharia Agro-Industrial pela Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolve atualmente duas linhas principais de investigação, uma dedicada à análise da influência de informação externa nos processos de decisão do consumidor e outra em que estuda os mecanismos de formação de preços e o desenvolvimento de estratégias de quality-signalling e pricing em mercados com assimetria de informação.

 

Vem ao ENA falar da influência do Marketing como um desafio perante o combate às doenças crónicas mais prevalentes nos últimos anos.

Madalena Bettencourt - 12h

Docente do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), lecionando atualmente nas Licenciaturas/Mestrados: Licenciatura em Ciências da Nutrição (regente das UC Tecnologia Alimentar e Saúde e de Legislação e Normalização Alimentar e de Controlo da Qualidade e Análise Sensorial); Curso de Ciências Forenses e Criminais (assistente de Métodos de Análise Toxicológica de Alimentos); Mestrado Erasmus Mundus Master in Forensic Science (Introduction to Food Law in Food Toxicology).

.

Zilda Braga Morais - 12h

Zilda Braga Morais é doutorada em Química Orgânica pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente leciona Química Orgânica e Bromatologia no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e na Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Trabalha na investigação dos recursos do mar de Portugal, com vista à sua aplicação em saúde. Neste momento estuda a medusa Catostylus tagi, nativa dos estuários do Tejo e Sado, com o apoio do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, CiiEM. As aplicações já desenvolvidas e patenteadas incluem a obtenção de compostos com atividade anti-hipertensora e o processamento da medusa com fins alimentares.

 

Vem ao ENA falar sobre o tema “Sal iodado: sim ou não?”

Maria Graça Campos - 12h

Maria graça campos é doutorada pela Universidade de Coimbra e tirou o pós-doutoramento em Investigação Industrial na Nova Zelândia. Diretora do observatório de interações planta-medicamento, a primeira organização portuguesa de investigação nesta área. A sua pesquisa desenvolvida inclui farmacovigilância de interações planta-medicamento, principalmente com pacientes oncológicos. Dirige o “IciPlant Project”, desenvolvido no Hospital Oncológico de Coimbra, Portugal (2009-Atual). É ainda professora da Farmacognosia unidades curriculares, Plantas Medicinais e Fitoterapia em Ciências Farmacêuticas Mestrado Integrado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Uma das suas especializações foi conferida pela ASAE (Autoridade Português de Alimentação e Segurança- Econômica CTE "dietéticos Produtos, E Alergias Nutrição") (2009-atual). É co-autora de 3 livros e autora de 66 artigos científicos, e também faz parte da direção do editorial de 5 jornais científicos internacionais.

 

Vem ao ENA falar das potencialidades dos chamados ‘Super-Alimentos’ para a prevenção e melhoria das doenças crónicas.

Joana Carvalho Costa - 15h00

Licenciada em Nutrição e Engª Alimentar e Ciências da Nutrição e Certificada em Coaching. Fundadora do Programa Nutricoaching e Mentora do curso de Especialização em Nutricoaching. Área de atuação é a Nutrição Clinica e mudança comportamental com a vertente Nutricoaching. É apaixonada em inspirar e motivar os pacientes a saírem da sua zona de conforto e alcançarem melhores resultados.

 

Vem ao ENA partilhar a sua experiência nesta área e mostrar como a nossa profissão de Nutricionistas pode evoluir ainda mais.

Marco Pereira - 15h30

Marco Pereira é Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior das Ciências da Saúde e em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. É Dietista no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior onde trabalha com atletas de Triatlo, e no Centro de Alto Rendimento do Jamor onde a sua área de atuação é o Atletismo. Colabora também na Revista "Atletismo".

 

Vem ao ENA falar sobre o dia-a-dia de um profissional da nutrição que trabalha com atletas de alta competição e qual o papel da nutrição e alimentação no desempenho físico destes desportistas. 

Jennifer Duarte - 15h30

Jenifer Duarte é licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Atlântica, tendo feito diversos cursos de especializações em temáticas relacionadas com Diabetes e Nutrição, mas também com Marketing, Trabalho em Equipa e Liderança. Trabalha na empresa Eurocongressos em gestão de eventos do sector médico e encontra-se a realizar o mestrado em Ciências Empresariais no Instituto Superior de Economia e Gestão. Tendo Diabetes há mais de 14 anos, coordena e colabora em vários projetos na Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, assim como com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e Fundação Portuguesa de Cardiologia. A motivação em ajudar e dar suporte a outras pessoas com diabetes, pela educação, desenvolvimento de atividades e o aumento da consciencialização das próprias autoridades nacionais, é o seu objetivo.

 

Vem ao ENA falar das dificuldades do dia-a-dia de um diabético em Portugal, pela curiosa perspetiva de ser ao mesmo tempo , uma Nutricionista diabética.

Apoios: