Dada a atual crise socioeconómica que Portugal atravessa, tem-se notado, cada vez mais, a um aumento entre a pobreza, a insegurança alimentar e a malnutrição e ao mesmo tempo um aumento da pré-obesidade e da obesidade nas crianças, refletindo desta forma a possibilidade da população possuir uma alimentação insuficiente do ponto de vista energético, apresentando escassez de qualidade nutricional nos alimentos que ingere e na sua variedade. Desta forma surgiu o Projeto SOS Nutrição desenvolvido pela Direção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), em 2013.

 

O Projeto SOS Nutrição é um projeto piloto de intervenção escolar e de âmbito nutricional e social destinado a crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico e respetivos encarregados de educação, o qual vai ser implementado em duas turmas da Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro em Porto Salvo (Oeiras) e em duas turmas da Escola EB 2/3 Areosa, no Porto. Em Lisboa a primeira sessão do projeto piloto começou no dia 22 de Outubro de 2013.

 

No Porto, a primeira sessão começou no dia 30 de Outubro. O número total de participantes na zona de Lisboa é de 36 crianças e na zona do Porto é de 46 crianças, abrangendo desta forma 82 crianças.

 

Este projeto tem como objetivo principal promover a saúde através da melhoria de comportamentos, atitudes e de hábitos alimentares das crianças e respetivos encarregados de educação, através de atividades lúdico-pedagógicas de educação alimentar e estilos de vida saudáveis e ainda, tentar apoiar sempre que possível as famílias a partir do incentivo das hortas escolares e familiares.

 

O projeto-piloto contemplará as seguintes atividades:

  • Duas sessões de educação alimentar às crianças;

  • Uma sessão de educação alimentar aos encarregados de educação;

  • Uma sessão prática de incentivo às hortas escolares e urbanas às crianças.

 

O projeto foi desenvolvido pela Direção da ANEN, nomeadamente por duas nutricionistas, contando com o envolvimento e participação dos estudantes do curso de Ciências da Nutrição, de todo o país, que se voluntariaram. O projeto-piloto SOS Nutrição já conta 26 voluntários de todo o País!

 

Este Projeto compreenderá várias fases de desenvolvimento, entre as quais se destacam:

I – Planeamento, calendarização e acordos com as escolas identificadas e diferentes parceiros;

II – Identificação das turmas das escolas selecionadas;     

III – Trabalho de Campo – Realização das sessões de educação alimentar;

IV – Avaliação dos resultados.

 

O Projeto piloto terá o seu término no final de Novembro. Após a avaliação dos resultados, esperamos contar com a participação de mais escolas a nível Nacional, para replicarmos o projeto ao nosso público-alvo – crianças do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e respetivos encarregados de educação.

 

Se tiver algum contato com uma escola que esteja interessada em participar no nosso projeto, contate-nos, por favor.

 

 

 

Apoio Institucional:

Conselho Nacional de Juventude (CNJ), criado em 1985, com estatuto jurídico aprovado pela Assembleia da República, através da Lei 1/2006, é a Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).

O domínio da Saúde e Bem-estar são uma área de intervenção prioritária para o CNJ.  O seu trabalho incide na monitorização das políticas públicas e na promoção e desenvolvimento de projetos com/para jovens, recorrendo a metodologias de educação não-formal, no âmbito da alimentação e atividade física (Projeto Alimentação e Ação e Nutrition 4 YOUth), na saúde sexual e reprodutiva, e consumo nocivo de substâncias psicoativas.

A ANEN, organização membro de pleno direito do CNJ, contará com o apoio institucional na divulgação e promoção do SOS nutrição enquanto boa prática na promoção de estilos de vida saudáveis. 

 

Os nossos parceiros:

Science4you é uma empresa 100% Portuguesa que desenvolve, produz e comercializa brinquedos científicos, com vista ao desenvolvimento lúdico e didáctico das crianças. Sendo o Projecto SOS Nutrição um Projecto lúdico e que vai ao encontro dos objectivos e valores defendidos pela Science4you, torna-se uma mais valia a sua participação neste Projecto, pois sabemos que a Nutrição é um tema bastante importante para o desenvolvimento das crianças que são o nosso Futuro.

 

We Love Food é um projecto que divulga novas receitas a pensar sempre na eficácia, simplicidade e poupança. Ensinamos a cozinhar e a comer de forma saudável. Partilhamos dicas de cozinha e truques para tornar a vida dos que nos seguem mais fácil. Não somos especialistas, mas temos amor pela comida e pelos tachos.

Assim sendo, apoiamos o SOS Nutrição pois achamos que a sua acção é de máxima importância no que à educação alimentar diz respeito. Não temos dúvidas que a iniciativa irá fazer a diferença nos hábitos alimentares destes estudantes. Para nós, poder fazer chegar esta nossa “brincadeira saudável” com os alimentos aos mais pequenos é uma experiência bastante enriquecedora!

 

O Núcleo de Agronómica do Instituto Superior de Agronomia (NAgroISA) tem neste momento um projeto a ser desenvolvido no ISA, chamado “Projeto Hortas”. Esta iniciativa pretende que os alunos do ISA e da UTL tenham contacto com a produção dos seus próprios alimentos. Acreditamos no sucesso do Projeto SOS Nutrição, pois acreditamos que é importante que as crianças tenham algumas noções básicas de agricultura e também o contato direto com o crescimento de legumes e hortícolas.

Apoios: